Biodireito

Biodireito, bioética e meio ambiente

O que é Biodireito?

Biodireito é um ramo jurídico que tem por objetivo estabelecer normas capazes de regular comportamentos sociais decorrentes da aplicação das novas tecnologias à vida biológica. É a perspectiva jurídica da reflexão bioética sobre a a biomedicina e o meio ambiente e, por isso, voltada pragmaticamente à solução de conflitos.

Trata-se de um ramo que se estrutura a partir de problemáticas inusitadas, para as quais as respostas normativas não conseguem ser completamente predefinidas na lei e, por isso, exige maior esforço argumentativo para estabelecer diretrizes reguladoras em assuntos como a autonomia para morrer, o direito ao planejamento familiar face às tecnologias reprodutivas, o exercício da corporeidade e a possibilidade do aborto, a utilização de animais em pesquisas, a fragmentação do corpo biológico e a virtualização da personalidade, a modificação genética de organismos vivos (transgênicos), dentre outras problemáticas.

Cebid

O Centro de Estudos em Biodireito – CEBID – é uma rede de pesquisa, formada por grupos homônimos registrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que reúne pesquisadores em torno de questões que envolvem as Ciências Biológicas, as Ciências da Saúde e o Direito. A Bioética, tanto em sua vertente biomédica quanto ambiental, é valorizada em sua interface com o Direito.

Blog

Confira os últimos posts do nosso blog
Receba novidades por email